Atenção:

Pessoal, não esqueçam de colocar o Marcador do seu tema na sua postagem, se não ela não aparece no menu.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Tokusatsu

   Nesse texto iremos abordar sobre o tema Tokusatsu. Os tokusatsu seriam "filmes de efeito especiais" tradução da expressão japonesa "tokushu satsuei". Antigamente, qualquer produção cinematográfica ou televisiva que se utilizasse de efeitos especiais era englobado por esse gênero. Atualmente, tornou-se sinônimo de filmes ou live-actions ( series ) de super-heróis produzidos no Japão com ênfase nos efeitos especiais, mesclando técnicas como a pirotecnia, computação gráfica, modelismo, simulando performances de artes marciais, superpoderes, magia, etc...
   Tudo começou após a segundo grande guerra mundial com a vitoria dos aliados na década de 1945, houve então uma enorme expansão nacionalista, iniciada primeiramente pelos estados unidos, que então aumentou consideravelmente a criação, divulgação e produção de heróis que exaltavam essa ideia, tais como: Superman, Mulher Maravilha e Capitão America, dentre outros. Acredita-se que o Japão, temendo que essa invasão de heróis ocidentais advindos da "nação da liberdade", se alastrassem pelo seu território, resolveu iniciar os seus primeiros projetos de criação de seus próprios "heróis".

As primeiras produções tokusatsu de que se tem noticia foram os longas-metragens do monstro Godzilla (produzidos pela toho), que fizeram muito sucesso na década de 1950. Em 1958, a Toei Company deu inicio a produção do primeiro herói japonês da historia: Gekko Kamen, ou popularmente conhecido como, mascara lunar. A partir de então, o gênero começa a abranger também as series televisivas e cinematográficas de heróis. Nos anos 1960, o gênero passa por uma grande "onda", desencadeando pelas novas tecnologias da época, principalmente pela televisão a cores, num período em que a produção de heróis aumenta consideravelmente e diversas produtoras engajavam-se na criação de novas e variadas produções            
Gekko Kamen 

Em 1966, pelas mãos de Eiji Tsuburaya, surge o Ultraman , herói que revolucionou o conceito de tokusatsu e desencadeou uma das maiores ondas produtivas, iniciando o sucesso dos chamados Kyodai Heroes (heróis gigantes), que invadiram a televisão japonesa até meados dos anos 70. Um ano mais tarde, em 1971, a série Kamen Rider, do famoso mangaká Shotaro Ishimori, ganha uma adaptação para a televisão, tornando-se um dos maiores sucessos da época e também "abrindo" uma nova franquia que de certa forma mostrava-se como uma antítese ao "modelo" dos heróis gigantes. Em 1975, estreia a série Himitsu Sentai Goranger ("Esquadrão Secreto Goranger"), que abre uma nova vertente no tokusatsu: o gênero Super Sentai (então chamado simplesmente de "Sentai"), que também fez grande sucesso e tornou-se uma franquia independente.
Ultraman


As séries tokusatsu são divididas em grupos ou franquias nos quais cada um possui suas peculiaridades. São elas: Kamen Rider, Sentai ou Super Sentai, Metal Hero, Ultraman, Henshin Hero, Kyodai Hero e Kaiju.
Como falar de tokusatsu sem ao menos citar o que fez sucesso no Brasil, o Kamen Rider.
Produzido pela Toei Company em parceria com a Ishimori Productions e criado por Shotaro IshinomoriI em 1969, o Kamen Rider foi um personagem de enorme sucesso em mangá. Adaptado para a televisão em 1971, teve diversas versões noutras séries e gerou uma franquia própria. Ficou fora da televisão por 11 anos, porém, após a morte de seu criador, retornou ao novo milênio reformulado e com diversas inovações em relação à premissa original.
Os Kamen Riders têm por característica serem super-heróis com uma roupa, atualmente, eles usam armaduras de gafanhoto e possuírem uma moto. No mangá de Ishinomori, o Kamen Rider era um guerreiro solitário, frio e amargurado, pois foi transformado em um monstro contra a sua vontade e é rejeitado pela sociedade que protege. Porém, esse conceito foi abandonado na série de televisão a fim de que as crianças se identificassem mais com o herói. Os primeiros Riders (Kamen RiderKamen Rider Super-1 e Kamen Rider ZX) eram jovens transformados em ciborgues (kaizo ningen, no original ou "humanos remodelados"). Em Black, Black RX, Shin, ZO e J, os heróis eram mutantes transformados organicamente em decorrência de alguma experiência em seus corpos. Já os Riders atuais (de Kuuga até então) vestem armaduras baseadas não só em gafanhotos, mas em diferentes espécies de insetos e outros animais.
No Brasil, as únicas séries exibidas foram: Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão, Kamen Rider Black  e a continuação de BlackKamen Rider Black RX.
Kamen Raider: O Cavaleiro Dragão


Kamen Rider Black







Nenhum comentário:

Postar um comentário