Brasil República
A princípio o Brasil República se inicia em 1889 quando D. Pedro II é deposto do cargo de segundo imperador do Brasil e termina em 1930, esse período é conhecido como República Velha, que é marcada pela forma governamental das elites agrárias. Houve uma divisão desse período entre a República da Espada (1889-1894), que teve nesse período como presidente Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, e a República Oligárquica com Campos Sales na presidência (1894-1930).
República da Espada
O período ganhou esse nome por ter dois militares na presidência. Ele é caracterizado por acontecimentos como a segunda Constituição Brasileira e o Encilhamento em 1890, que foi uma tentativa do presidente em crescer a economia, industrializando o Brasil, mas isso gerou desemprego e uma superinflação. Devido ao Encilhamento, Deodoro renuncia e Floriano assume o cargo, em 1895 desenvolve a primeira eleição do Brasil onde Prudente de Morais vence e se inicia a República Oligárquica.
República Oligárquica
Foi no governo de Morais que ocorreram rebeliões regionais, como a Revolução Federalista, no Rio Grande do Sul, e a Guerra de Canudos, no sertão baiano. O sistema característico da República Oligárquica só se estruturou de fato no governo do quarto presidente da República, Campos Sales, eleito em 1898. A República Oligárquica é conhecida como a República dos coronéis ou Rep. do Café Com leite, já que o domínio político presidencial durante o período de 1894-1930 prevaleceu entre São Paulo e Minas Gerais. Ela é também caracterizada pela Politica dos Governadores, que se baseava nos acordos entre o presidente os governadores de estado, e o Coronelismo, que na base desses acordos políticos entre oligarquias estava o controle político e social, a nível local, exercido pela figura do coronel onde eles influenciavam a vida das pessoas das pequenas cidades, com a compra de votos (Voto de Cabresto).
Foi na modernização da República Velha que o Brasil passou por transformações essenciais, do ponto de vista da modernização urbana e industrial, houve também grandes reformas nos centros urbanos do Rio de Janeiro e de São Paulo, ações da medicina sanitarista e higienista. Foi nessa época que ocorreram várias manifestações, como a Revolta da Vacina, a rebelião dos 18 do Forte de Copacabana, e a Revolta da Chibata. A Semana de Arte Moderna de 1922 também foi um dos episódios que marcaram a cultura na República Velha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário