História de Mato Grosso
As primeiras excurssões feitas em solo matogrossense, aconteceram em 1525, quando Pedro Aleixo Garcia vai em direção à Bolívia, seguindo as águas dos rios Paraná e Paraguai. A região era muito atrativa por possuir muitas riquezas ainda não exploradas, então portugueses e espanhóis juntamente com jesuítas vieram explorar o território e construíram missões entre os rios Paraná e Paraguai.
Em 1718, Pascoal Moreira Cabral Leme subiu pelo rio Coxipó e descobriu enormes jazidas de ouro, o que fez com que muitas pessoas se mudassem para o território, ajudando a povoar a região. Em 1719 é fundado arraial de Cuiabá, atual capital do Mato Grosso e em 1726, o Arraial de Cuiabá recebeu novo nome: Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Em 1748, foi criada a capitania de Cuiabá, lugar que concedia isenções e privilégios a quem ali quisesse se instalar.
O Tratado de Madrid reconheceu todas as conquistas dos bandeirantes, na região de Mato Grosso em 1750. Já em 1751, Antonio Rolim de Moura Tavares, na época capitão-general de Mato Grosso fundo Vila Bela da Santíssima Trindade, as margens do rio Guaporé. Mato Grosso somente passou a ser definitivamente território brasileiro depois que os conflitos por fronteira com os espanhóis deixaram de acontecer, em 1802.
Mato Grosso diminui o nível de crescimento a partir do início do século XIX, com a extração de ouro em menor quantidade, a economia começa um período de decadência. Em 1892 Militares e civis dão início a um movimento separatista, contra o governo de Juliano Peixoto mas que é logo sufocado por intervenção do governo federal.
Passam a chegar seringueiros, pessoas que cultivaram erva-mate e criadores de gado na região que juntamente à implantação de estradas de ferro e telégrafos, fez com que a econômia do estado passasse a melhorar.
Em 1977, por ser um estado muito grande, Mato grosso é desmembrado em dois estados: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Na foto, a atual Praça da República (antiga Praça Bispo Dom Carlos), no último ano do século XIX. Vê-se o prédio ainda existente do Tesouro estadual e, à sua direita, o Quartel da Guarda.
http://www.infoescola.com/mato-grosso/historia-do-mato-grosso/
http://historiografiamatogrossense.blogspot.com.br/2011/06/imagens-historicas-de-cuiaba.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário