Esse movimento ganhou força no final do século XIX, na Inglaterra. Inspiradas nas conquistas adquiridas na Revolução Francesa caracterizado por uma série de movimentos, buscando a liberdade, a fraternidade e ideologias que buscam a igualdade política, cultural, econômica e social para as mulheres.
O movimento feminista foi pautado em três momentos ou três ondas:
- A primeira onda:
Ocorrido no final do século XIX até começo do século XX. As mulheres se organizaram para reivindicar o direito ao voto, conhecidas como sufragistas, mostraram a sociedade para sua causa, o objetivo era realizar manifestações pacíficas que fossem capazes de ganhar novos apoios e atrair a atenção da mídia. O direito ao voto foi conquistado no Reino Unido cinco anos depois, em 1918. E no Brasil liderado pela Bertha Lutz e uma das fundadoras da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, que também tinha o objetivo ao direito de voto.
- A segunda onda:
Ocorrida nas décadas de 1960 – 1980, essa onda conseguiu garantir mais visibilidade que a primeira, ampliando sua pauta de reivindicações para as desigualdades culturais e sociais. Dessa vez as mulheres lutariam por causas que diziam respeito até mesmo pelo direito de autonomia sobre o seu próprio corpo e sua vida, nesse contexto que surge a pílula anticoncepcional, as demandas feministas se fundamenta em obras neomarxistas e na Psicanálise para tecer fortes críticas à condição de submissão da mulher. No Brasil, aconteceu com a redemocratização.
- A terceira onda:
Ocorrido na década de 1990, volta suas lutas contra a violência praticada contra a mulher, seja a física ou a psicológica. Uma das características dessa onda é a necessidade de entender como existem diferenças de gêneros e elas devem ser respeitadas. Atualmente muitos debates são discutidos os direitos das mulheres, chamando a atenção sobre as diferenças entre homens e mulheres, celebrar as conquistas já alcançadas e pensar no que ainda pode ser feito para diminuir a violência contra as mulheres. O dia oito de março, já citado no blog, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher é um exemplo da importância de dedicação de tempo à causa feminina, muito já foi conquistado, mas há muitas mudanças a serem implantadas. No Brasil, a Lei número 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha representa um grande avanço na luta contra a violência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário