Atenção:

Pessoal, não esqueçam de colocar o Marcador do seu tema na sua postagem, se não ela não aparece no menu.

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Doenças psicossomáticas

  As doenças psicossomáticas são causadas ou agravadas por problemas emocionais ou sentimentos como raiva, ansiedade, angústia, medo ou desejo de vingança, que podem produzir doenças reais e físicas como depressão. Cada pessoa pode manifestar fisicamente as suas tensões emocionais em diferentes órgãos, podendo causar ou piorar muitas doenças, assim manifestando no corpo sintomas, como batimentos cardíacos acelerados, tremores, enjoos, dor no estômago, boca seca, suor excessivo e entre outros.
   Estas doenças acontecem porque muitos órgãos do corpo têm ligação direta com a atividade do cérebro, e são muito afetados por estas situações de estresse e ansiedade, além de elevar os níveis de hormônios no sangue, como adrenalina e cortisol. Com a persistência dos sintomas, é comum surgirem doenças que podem ser causadas ou pioradas por causas emocionais, como gastrite, fibromialgia, psoríase e pressão alta. Em alguns casos, os sintomas são tão intensos que podem simular doenças graves, como infarto, AVC ou convulsões, por exemplo, e necessitam de rápido tratamento à base de ansiolíticos, como diazepam, em pronto atendimento.
   Qualquer pessoa pode desenvolver uma doença psicossomática, mas o surgimento destes sinais é mais comum em pessoas que já passaram por traumas ou acontecimentos marcantes, que não conversam sobre seus sentimentos e guardam todos para si, têm muito estresse e cobranças no trabalho ou estudos e pessoas depressivas que não procuram tratamento.
   Para aliviar os sintomas físicos é recomendados alguns tipos de medicamentos, como analgésicos, anti-inflamatórios e anti-histamínicos, mas é indispensável o tratamento psicológico ou psiquiatra para aprender a controlar as emoções, e tratar a verdadeira causa do problema.  Algumas medidas simples e naturais também podem ajudar a lidar com os problemas emocionais, como tomar chás calmantes de camomila e valeriana, tirar férias para descansar a mente e procurar resolver um problema de cada vez. Fazer algum tipo de exercício físico como caminhada, corrida, meditação, yoga ou pilates também pode ajudar a liberar endorfinas na corrente sanguínea promovendo o bem-estar.



 http://www.marisapsicologa.com.br/doencas-psicossomaticas.html
https://www.psicologiamsn.com/2015/05/o-que-sao-doencas-psicossomaticas.html
https://www.tuasaude.com/doencas-psicossomaticas/
https://www.tuasaude.com/sintomas-de-doencas-psicossomaticas/
http://www.psicologosp.com/2016/05/doencas-psicossomaticas-sintomas-causas.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário