Atenção:

Pessoal, não esqueçam de colocar o Marcador do seu tema na sua postagem, se não ela não aparece no menu.

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Alimentos produzidos por impressoras 3D

O uso de impressoras 3D para a produção de alimentos vem sendo testado em diversos projetos diferentes nos últimos anos. Em 2014, a Nasa, agência espacial americana, anunciou pesquisas com impressoras 3D capazes de imprimir pizzas, por exemplo. O desenvolvimento dessa tecnologia é uma saída promissora para ampliar a oferta de alimentos no mundo, com menos impacto no uso de recursos naturais.
Algumas das vantagens da impressora 3D: sem desperdício; Engajamento comunitário (os proprietários compartilham e incentivam produções de outras pessoas, objetivando melhor desempenho das máquinas); Customização (a produção em massa dá espaço às produções próprias e personalizadas de cada indivíduo de acordo a sua necessidade); Inovação.
No entanto, toda essa tecnologia tem suas desvantagens como: Complexidade (trabalhos mais complexos exigem máquinas mais apuradas e desenvolvidas); Manuseio (montar e operar uma impressora 3D exige certo conhecimento); Preço; Tempo (o processo de impressão é lento, levando cerca de 45 minutos até muitas horas para imprimir um objeto, dependendo de sua estrutura e tamanho).
A Foodini, máquina criada pela empresa Natural Machines, tem o funcionamento bem simples: primeiro o usuário seleciona uma receita pré-definida a partir de uma tela sensível ao toque ou envia a sua própria receita para a máquina, conectada à internet. A partir daí é só inserir os componentes individuais de cada ingrediente no recipiente da impressora.
Com o avanço da tecnologia de impressão 3D, ter uma impressora que produz alimentos deixou de ser obra da ficção científica para se tornar realidade. A aceitação do produto por chefes de cozinha tem sido muito positiva. Eles tem encarado a novidade como uma “libertação criativa”, sendo assim, ainda não se tem previsões de comercialização, mas acredita-se que precisamos de alguns anos para ver de perto essa tecnologia.







Nenhum comentário:

Postar um comentário