Como
a maioria dos estudantes sempre estudei em escolas onde fossem
aplicadas o metodo tradicional de educação, onde o ensino é
centrado no professor e onde nossa capacidade intelectual é avaliada
por metas que temos que cumprir até determinado prazo e avaliaçoes
periodicas. Porém,
não existe apenas esse método
de ensino, existem vários outros, alguns
já em aplicação outros apenas em teorias, neste texto irei citar
os mais conhecidos métodos de educação.
Comportamentalista:
Nessa
pedagogia, o professor tem como tarefa controlar o tempo e as
respostas dos alunos, dando-lhes feedback constante. O aluno é visto
como alguém que pode aprender a partir de estímulos, que são
recompensados, caso os objetivos sejam alcançados. A concepção
comportamentalista tem foco na técnica, no processo e no material
postos em jogo. O ensino deve ser bem planejado, com materiais
instrucionais programados e controlados. O
objetivo é que os resultados possam ser mensurados e que o estudante
adquira os comportamentos desejados, moldados segundo necessidades
sociais determinadas.
O processo de avaliação é feito por provas, semelhantes às da
linha tradicional.
Freiriana:
Nesta
pedagogia, baseada nos conceitos de Paulo
Freire,
os aspectos culturais, sociais e humanos do aluno devem ser levados
em conta. Essa postura implica ouvir
o aluno para ajudá-lo a construir confiança,
para que ele possa entender o mundo por meio do conhecimento. Segundo
Freire, o conhecimento faz sentido para o estudante quando o
transforma em sujeito que pode transformar o mundo. Bom senso,
humildade, tolerância, respeito, curiosidade são alguns dos
princípios defendidos por essa corrente. A educação se torna uma
ferramenta para “libertar” o aluno. A pedagogia de Paulo Freire
não prevê provas, mas a escola pode ter avaliações.
Construtivista:
Nas
instituições que seguem os princípios construtivistas – baseadas
na proposta de Jean
Pianet
–
o
conhecimento é ativamente construído pelo sujeito e não
passivamente recebido do professor ou do ambiente.
Cada estudante é visto como alguém com um tempo único de
aprendizado e o trabalho em grupo é valorizado. Nas escolas
construtivistas, são criadas situações em que o estudante é
estimulado a pensar e a solucionar problemas propostos.Também
há provas e reprovação nessas instituições. No construtivismo a
principal meta é criar seres capazes de fazer coisas novas e não
repetir, simplesmente, o que as outras gerações fizeram. Seres que
sejam criadores, inventores e descobridores. A segunda meta é formar
mentes que tenham condições de criticar e não aceitar tudo que
lhes é proposto. Além disso, a teoria de Piaget defende que o
professor não deve apenas ensinar, mas, acima de tudo, orientar os
alunos para uma aprendizagem autônoma.
Freinet:
O
aprendizado acontece por meio do trabalho e da cooperação. Nesse
tipo de escola, a
criança é incentivada a compartilhar suas produções com os
colegas, sejam eles de sua classe, de outras ou de escolas
diferentes.
As avaliações levam em conta o progresso do aluno em comparação
ao seu desempenho anterior e não em relação com os demais. Estudos
de campo, elaboração de jornais em grupo e debates são atividades
comuns em escolas que se identificam com o pensamento de Freinet,
que valoriza o desenvolvimento da capacidade de análise pelos
estudantes.
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