Pac-Man (Come-Come no Brasil) é um jogo desenvolvido para a empresa Namco, e sendo distribuído pela Midway Games para o mercado americano.
Originalmente desenvolvido para Arcade, tornou-se um dos jogos mais populares naquela época, tendo versões e continuações para diversos consoles. a mecânica do jogo é simples o jogador controla uma cabeça redonda com uma boca que se abre e fecha, esta cabeça tem que se locomover por um labirinto "comendo" todas as pastilhas para complicar o jogador tem que se esquivar de quatro fantasmas.
Em 1980 Toru Iwatani, um designer da Namco inventar um jogo que fosse diferente dos Shoot'Em Up (Space Invaders, Aero Fighters etc) e que se assemelhasse a um desenho animado. A ideia de do jogo foi retirada de uma pizza sem uma fatia que fazia lembrar de uma boca aberta, assim tem origem uma personagem inspirada em Paku (personagem popular no japão). A personagem e o jogo receberam o nome de Puck-Man, do termo em japonês Paku Paku, que remete o ato de abrir e fechar a boca na mastigação. No ano de 1980 a Bally comprou os direitos nos Estados Unidos; a personagem e o jogo foram rebatizados para Pac-Man para evitar que o nome fosse mal interpretado com o palavrão "fuck", um ano depois o jogo tornou-se famoso.
O objetivo do jogo é comer todas as pastilhas que se encontram pelo labirinto, enquanto se evita quatro fantasmas, 'blinky', 'pinky', 'inky' e 'clyde' que ficam escapando de uma prisão mo centro do mapa, nos cantos existem pastilhas maiores que permite o jogador caçar os fantasmas.
Antes mesmo dos games da franquia Super Mario Bros, PacMan foi o primeiro jogo a apresentar a mecânica de "Power-Up", algo que lhe concedia um poder extra, a ideia de de Power-Up surgiu do desenho animado Popeye, onde o protagonista utiliza o espinafre como Power-Up outro conceito inovador de Pac-Man era a Inteligência Artificial; cada fantasma tinha uma "personalidade" diferente.
A Google fez um Doodle em homenagem ao PacMan, clique AQUI! para conhecer e jogar um pouco de PacMan.
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