O que é considerado "feiura" para a sociedade?
O oposto de beleza, a feiura ou fealdade é uma característica de um Ser, cuja aparência é visualmente desagradável e resulta em uma visão desfavorável, este Ser feio é um Ser não atraente, mas sim repulsivo, ou até mesmo ofensivo, aos que partilham ou não dos mesmos valores culturais. A feiura envolve um julgamento através dos "olhos de quem vê", por isso "a beleza está nos olhos de quem vê" segundo Umberto Eco, podendo variar de padrões diferentes, dependendo da cultura de cada um.
O problema do feio está contido nas colocações que são feitas sobre o belo. Por um princípio, o feio não pode ser um objeto da arte. E só haverá obras feias se forem malfeitas, isto é, e se não corresponderem plenamente à sua proposta. Em outras palavras, quando houver uma obra feia, nesse último sentido, não haverá uma obra de arte. A sociedade padronizou toda a beleza, e a estética engana mulheres sobre caminhos para chegar nessa beleza utópica – que na verdade, nem atrai a maioria dos homens.
É quase impossível as pessoas só gostarem de um padrão. Cabelos loiros, escuros, ruivos, olhos grandes, pequenos, morenos, com lábios carnudos, suaves, provocantes. Na época medieval, as mulheres "cheinhas" viveram seu auge, e atualmente a beleza da anorexia, talvez um dos grandes temas, é apreciada mais também condenada ao mesmo tempo. Para alguns autores a feiura é muito mais interessante do que a beleza, e principalmente quando se tem que tratar destes assuntos, porque para eles a beleza é muito mais entendiante do que a feiura.
Um destes autores é o italiano Umberto Eco autor do livro "História da Feiura" ele afirma que todo mundo já conhece o que é a beleza, e ele se fascina por outros padrões. Segundo ele, narizes com verrugar, pele flácida e coxas gordas podem ser belos e fascinantes. Para o autor a feiura não conhece limites. Também Joana de Vilhena Novaes, autora de "O intolerável peso da feiura: sobre as mulheres e seus corpos", está criticando a "ditadura da beleza e da magreza". Segunda ela, as pessoas que não entram nos padrões de beleza do momento são rejeitados e excluídos da nossa sociedade.
Newton Silva Escritor: A Mulher Feia
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Feiura
Nenhum comentário:
Postar um comentário