Na hora de escolher um curso superior muitos jovens se perguntam como escolher e aonde estão as oportunidades de trabalho com boa remuneração entre as novas carreiras e as tradicionais. Neste texto apresentaremos áreas e cursos que são promissores para os próximos anos.
Tecnologia
Seja em período de crise ou não, profissões que reinventam processos e aprimoram tarefas sempre terão lugar privilegiado no mercado de trabalho. Algo a favor da área de tecnologia é que com essa tendência crescente de substituição de pessoas por máquinas na maioria das profissões tradicionais, a única forma de garantir que você não será substituído por um robô é se você estiver produzindo esses robôs.
O site americano INC recentemente listou os oito setores mais promissores para se começar um negócio nos próximos anos. Dentre eles, seis são da área de tecnologia: fabricação de drones, realidade virtual, inteligência artificial, leitura biométrica, software de detecção de fraude e análise e tecnologia de alimentos.
De acordo com dados da consultoria Michael Page, uma outra área é a da engenharia de petróleo tendo o salário mais alto entre as engenharias, circulando em torno de R$ 10 mil. Outro profissional escasso no setor são os geólogos. Com cursos em apenas 22 universidades, empregadores costumam ir direto às salas de aula buscar seus funcionários.
Engenharia de Petróleo
Engenharia de Computação
Engenharia de Software
Sistemas de Informação
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Ciência da Computação
Negócios e Ciência
Além das áreas tecnológicas, presentes nos processos de criação e manutenção de sites de vendas, também teremos um crescimento na busca por profissionais ligados à área de marketing e geração de conteúdo. Profissionais que se especializam em mercados digitais, terão uma enorme gama de possibilidades profissionais num futuro próximo.
Hoje em dia, um profissional que consegue incorporar aspectos como criar algo útil, bonito e ecoeficiente, ganha uma vantagem enorme no mercado de trabalho. Carreiras que lidam com fontes de energia alternativa, petróleo e derivados, biotecnologia, urbanismo e mobilidade ganharão destaque ao longo dos próximos anos.
Administração
Design
Marketing
Publicidade e Propaganda
Engenharia Química
Engenharia Biomédica
Engenharia Ambiental
Engenharia Agronômica
Engenharia Florestal
Biotecnologia
Saúde dos aposentados
A Organização Mundial da Saúde prevê que em 2025 o Brasil seja o sexto país do mundo em número de pessoas idosas. E o aumento não é apenas no percentual que eles representam, mas também na expectativa de vida. De 1960 para 2010, os brasileiros passaram a viver 25,4 anos a mais, hoje a esperança de vida é de 73,4 anos e a tendência é continuar aumentando. “Profissionais que entendam de aposentadoria e possam ajudar a pessoa a escolher o melhor investimento serão muito requisitados nesse cenário”, analisa Carlos Honorato, do Programa de Estudos do Futuro, da Fundação Instituto de Administração.
Além da previdência, a área de saúde também deve se beneficiar do aumento de idosos. “Já falta profissional na área de gerontologia (que trata do envelhecimento em suas dimensões biológica, psicológica e social) e a tendência da população brasileira é continuar envelhecendo, ou seja, a situação irá se agravar”, observa Ângelo José Gonçalves Bós, presidente da regional Rio Grande do Sul da Sociedade Brasileira de Geriatria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário