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domingo, 25 de junho de 2017

Pedagogia do Oprimido




  Pedagogia do Oprimido é um dos mais conhecidos trabalhos do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire. O livro foi escrito em 1968, quando o autor encontrava-se exilado no Chile.
   Proibido no Brasil, somente foi publicado no país em 1974. Escrito na forma de ensaio, é dividido em quatro capítulos:
Justificativa da pedagogia do oprimido.
A concepção "bancária" da educação como instrumento da opressão. Seus pressupostos, sua crítica.
A dialogicidade: essência da educação como prática da liberdade.
A teoria da ação antidialógica
Paulo Freire destaca que os educadores devem assumir uma postura revolucionária passando a conscientizar as pessoas da ideologia opressora, tendo como compromisso a libertação desta classe. O povo e lideranças devem aprender a fazer junto, buscando instaurar a transformação da realidade que os divulgue.
De acordo com a entrevista realizada com a pedagoga Luara do IFMT Campus Primavera do Leste, sobre as ideias de como educar proposto por Freire, ela diz; “as ideias de educar criadas por Freire são boas, porém difícil de ser aplicada, já que hoje em dia cada sala de aula tem 30 ou mais alunos para apenas um professor, isso acaba dificultando a implementação de uma ideia critica, libertadora”.
Continuando a entrevista, perguntei a Luara sobre o que ela achava sobre Paulo Freire dizer que o educador é um opressor, enquanto o educando é um oprimido. Luara diz:”discordo desse pensamento, já que para o educador ser um opressor ele teria que obrigar os alunos a aprender, sem permitir que os alunos tenham como tirar suas duvidas, porem não tem relação com a realidade, já que mesmo que não seja implementada a ideia do criticismo, ha uma forma de educar aonde se permite troca de conhecimento entre educadores e educandos”.

http://marcelocentenaro.blogspot.com.br/2015/03/pedagogia-do-oprimido-de-paulo-freire.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedagogia_do_Oprimido

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