Atenção:

Pessoal, não esqueçam de colocar o Marcador do seu tema na sua postagem, se não ela não aparece no menu.

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

MOVIMENTO INDÍGENA

               Os indígenas brasileiros estão em plena caminhada de transformação, esse movimento no Brasil, desde sua criação e atuação, vêm buscando a garantia, efetivação e defesa dos seus direitos. No Brasil, começou a se manifestar de forma mais organizada apenas na década de 1970, tendo em vista a necessidade de proteção de terras em relação às políticas a ampliar a base territorial por meio da ditadura militar.
               Em 1973, foi feita a lei 6.001, conhecida como “Estatuto do Índio”, quando foi feita a lei, a cultura indígena era vista como relativamente incapaz. Seguindo essa ideia, os povos indígenas eram considerados tutela do Estado, até que integrassem a sociedade.
                Após esse período, em 1983, o primeiro deputado índio foi eleito no país, assim reforçando a ideia de evoluir a sua luta, os povos indígenas precisariam ser representados. Nos anos seguintes, os índios fizeram-se presentes no Congresso Nacional e, em geral, na política, organizando protestos e criando grupos autônomos de reivindicações.
                O movimento indígena tem como seu principal objetivo a política de conservação e delimitação de áreas indígenas, mas não é somente isso, suas reivindicações visam à educação, à saúde, ao respeito, ao conhecimento e à cultura nativa, entre outros.  Assim sendo, o movimento indígena pautou como eixo mobilizador da luta “A Terra”. Sua força-tarefa  se dá em vários enfoques:
- A regularização fundiária das terras indígenas, que se dá pelo processo de demarcação;
- O fortalecimento das atividades de fiscalização, nas áreas já demarcadas, que possam garantir que essas terras indígenas;
- A luta pela ampliação das terras indígenas que se encontram demarcadas;
- A luta pelo fortalecimento dos povos e organizações indígenas, no combate às instalações de empreendimentos que causam impactos ambientais às famílias no interior das aldeias;
- A necessidade de revogação do Decreto nº 1775/1996, que regulamenta o processo para demarcação das terras indígenas, havendo a insatisfação do movimento indígena no que toca à possibilidade de contestação à demarcação, mesmo depois da homologação.

Estudantes do Campus Primavera do Leste realizaram estudo do meio na Aldeia Paikum.


Imagem e fontes:
http://ifmt.edu.br/conteudo/noticia/professores-do-ifmt-lancam-exposicao-entrelacando-olhares-ifmt-e-o-povo-bakairi-no-municipio-de-paranatinga/
http://parquedaciencia.blogspot.com.br/2013/06/o-movimento-indigena-no-brasil.html
http://www.politize.com.br/movimento-indigena/

Nenhum comentário:

Postar um comentário